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■ Capela Divina Providência

Posted on mar 8, 2013 by in 01 |█ RELIGIOSA/IGREJA

Capela Provincialado da Divina Providência |
Madre Provincial Irmã Maria Eliza de Brida
Província do Coração de Jesus

Location: Trindade, Florianópolis. Santa Catarina, Brazil

Architecture: EDUARDO FAUST■arquitetura
Liturgical Furniture Design: FAUST■arquitetura
Lightning Design: FAUST■arquitetura
Project Team | Arq Eduardo Faust / Arq Wiliam Hodecker
Project Year: 2013

 


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2013-07-14 09.28.00No dia 14 de julho de 2013 foi inaugurada a revitalização da Capela da Casa Divina Providência que faz parte da rede de estabelecimentos assistenciais de saúde construídos e administrados pela Sociedade Divina Providência das Irmãs da Província Coração de Jesus.

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Arquiteto Eduardo Faust especialista em espaço litúrgico foi o responsável e autor da obra, desenvolvida com o apoio do corpo responsável da SDP: madre provincial Ir. Maria Eliza, Ir. Enedir, Ir. Rosiléia, Ir. Elza entre outras.

A motivação para a reformulação do espaço foi a principio de ordem prática, pois, todo mobiliário foi executado em lâminas de compensado de madeira não resistente à insetos xilófagos, sendo que estes foram responsáveis pelo estado avançado de fragilização estrutural das peças.

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Presbitério antes da reforma

 

Além disso, podemos afirmar que estas peças citadas não possuíam valor histórico, pois datavam da década de 1990, sendo concebidas desconectadas das orientações do concílio vaticano II, vigente na época.

A imagem do Crucificado que data das primeiras décadas do século XX foi mantida e valorizada no novo projeto, assim como o sacrário. As imagens de São João e Nossa Senhora foram mantidas pelo valor artístico e simbólico.

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Aproveitando o momento de renovação o espaço foi desenhado à luz do Concílio Vaticano II. A linguagem do mobiliário litúrgico segue linhas contemporâneas, de composição simples e leve, de beleza não ostensiva e de valorização do material em sua composição natural e verdadeira.

Altar – o centro da liturgia – possui um destaque especial, sendo desenhado de forma que nos remeta tanto ao altar do sacrifício como a mesa do grande baquete eucarístico.

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Ambão, Sédia, Cruz, suporte do Sacrário e dos Santos foram desenhados obedecendo a mesma linguagem compositiva dando unidade a obra. O material escolhido foi o mármore travertino com acabamento levigado, sua escolha atendeu a equação: durabilidade+custo+funciolidade+beleza e em especial a simbologia de Cristo como a pedra angular.

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O presbitério parte do principio cristocêntrico, ao centro vemos a Cruz – a árvore da vida – que alcança todo pé direito e seus braços as extremidades do espaço da abside, seu detalhamento faz com que a iluminação interna reforce o traçado do símbolo maior da Igreja Católica, assim como destaca a obra de arte sacra, a imagem do Crucificado ao centro.

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 A iluminação foi tecnicamente dimensionada para destacar os pontos importantes da liturgia. No forro da abside foi instalada uma luminária spot [focal] para cada peça do mobiliário litúrgico, naves laterais o mesmo ocorreu com as estações da via sacra. Na assembleia a iluminação foi redimensionada de forma adequada à leitura.

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█ OBRA e PROJETO

 

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