Navigation Menu+

■ Casa Eucalipto

Posted on maio 17, 2009 by in 02 |█ ARQUITETURA/EDIFICAÇÃO

Local: Estiva, Biguaçu
Autor: Arq. Eduardo Faust

Projetos Arquitetônico, Estrutural Madeira/Concreto, Elétrico, Hidro-sanitário: FAUST■arquitetura
Área: 480.00 sqm [m²]
Data: 2009

Localizada num sítio, a casa foi desenhada tirando partido das estruturas roliças de eucalipto. O cliente engenheiro e sócio de um escritório de consultoria ambiental, fez questão do uso de técnicas e materiais sustentáveis.

 

■ Porque o uso da madeira na construção civil causa menos impacto ao meio ambiente?

Quanto mais a fundo entrarmos em questões ambientais chegamos a conclusão de que, a cada construção, existe uma destruição, logo, temos que pensar como fazer essa “destruição” de forma menos prejudicial ao meio ambiente.
Na construção de 4 pavilhões com as mesmas dimensões, consirerando-se um com estrutura de madeira, outro concreto armado, outro metálica [aço] e um último de alumínio.
Comparando a energia despendida na fabricação dos materiais até o final da obra, verifica-se que se gastou:
■ Estrutura de Madeira – 1 unidade
■ Estrutura de Concreto armado – 6 unidades
▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓
■ Estrutura Metálica [aço] – 16 unidades▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓

■ Estrutura Alumínio – 160 unidades▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓
▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓
▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓
▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓ ▓

Arquiteta Beatriz Meyer Capela em Tatuí, SP
Cobertura leve com beiral de até 3m

■ Que classe de madeira causa menor impacto ambiental?

As madeiras de reflorestamento, como eucalipto e pinus elliottii são espécies de corte rápido e de replantio, sua produção é sustentável [temos poréns pelo fato do eucalipto cosumir muita água e minerais do solo, porém como dito anteriormente, deve-se achar a forma de fazer a tal “destruição” da maneira menos prejudicial]. Estas madeiras não possuem a mesma qualidade que as madeiras vulgarmente chamadas de “madeiras de lei”. As madeiras madeiras de reflorestamento necessitam de tratamento CCAou CCB com autoclave para seu uso na construção civil, os custos do tratamento dobram o preço destas espécies, mas mesmo com esse acrescimo seus preços são os mais acessiveis do mercado.
A forma mais correta de se adquirir madeiras de alta qualidade é utilizando o corte controlado, com manejo florestal, famoso pelo selo FSC [Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal]

■ Durabilidade da madeira?
O templo de Horyu-Ji na cidade de Nara no Japão, foi construído no ano 700, e 20% de suas madeiras ainda são originais. No brasil temos exemplos de construções com mais de 200 anos de madeira nativa.

O Fotógrafo Nego Miranda e a arquiteta Maria Wolff lançaram recentemente um livro entitulado Igrejas de Madeira do Paraná, com imagens de construções do século XIX e início do XX.

■ Os insetos Xilófagos [cupins e brocas]?
Madeiras de baixa resistência a xilófagos possuem o tratamento adequado com CCA e CCB. É facilmente encontrado no mercado, como Pinus ou eucalipto autoclavado. O tratamento torna a madeira resistente ao fungo do apodrecimento, contra cupins e brocas.
As madeiras ditas “de Lei” em grande parte são resistentes, os casos de consumo delas por elementos xilófagos acontecem quando as peças apresentam sinais de apodrecimento, pelo alto índice de humidade.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *