Navigation Menu+

■ Igreja Nsa Sra do Rosário

Posted on out 3, 2015 by in 01 |█ RELIGIOSA/IGREJA

■ Igreja da pequena São Pedro Apóstolo de Gaspar

Na cidades de Olinda, Salvador, Ouro Preto e Petrópolis é possível observar expoentes do patrimônio arquitetônico brasileiro dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX.  No início do século XX a arquitetura neoclássica eclética ainda era o padrão para edifícios públicos, sendo ao longo deste século complemente substituído pelo modernismo [estilo internacional].  Igrejas pequenas deste período específico vem sendo destruídas ou reformadas ao estilo da arquitetura comercial local.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário faz parte deste período [paróquia foi criada em 1907] que em 1880 a freguesia de São Pedro Apóstolo de Gaspar [Itajaí] tornou-se um distrito do novo município de Blumenau.

Naquelas décadas pequenas localidades careciam que construtores com conhecimento arquitetônico, sendo grande parte das obras construídas de forma sólida porém de pouco valor artístico arquitetônico.  A matriz do bairro barracão foge em partes a essa regra, possuindo uma bela torre, uma composição volumétrica equilibrada e uma abside de semi octógono.

Porém não se pode falar o mesmo de seu interior que possui um espaço tanto sem valor arquitetônico como espacialmente pouco apropriado para celebração. Parte pela obra em si, parte pelas reformas feitas o longo de mais de 100 anos. Sua fachada lateral também não possui o mesmo cuidado estético que a frontal.

O desafio de intervenção foi aumentar a capacidade da Igreja sendo que o valor arquitetônico estava na torre e na abside [frente e fundos] além de suas espessas paredes laterais de alvenaria portante técnica construtiva padrão para grandes edifícios na época.

 

■ Finalizando uma obra 100 anos depois

Antes de iniciar a proposta devemos escolher entre dois caminhos opostos  O Contraste, ou A Consonância.  O Contraste pode ser: discreto, somente funcional colocando a arquitetura antiga como a verdadeira obra ou pode ser imponente, sendo tão grandioso quanto a obra original.

Vemos intervenções de Contraste imponente nas Igrejas europeias do século XVII, período em que  grande parte das Igrejas paleocristãs, românicas, renascentistas transformam-se em barrocas. A famosa catedral gótica de Milão possui frontões barrocos. De Contraste discreto um belo exemplo é a pinacoteca de São Paulo.

O Consonante pode ser uma réplica, uma restauração, buscando somente algo que já tenha sido construído ou projetado e não executado, como no caso de Igrejas demolidas por guerras ou como na intervenção na Catedral da Sé em São Paulo que finalizou elementos do projeto original.

Dentro do Consonante temos ainda: A Atualização; que também é uma reforma relativamente discreta que respeita o estilo e os elementos arquitetônicos, porém com liberdade de criar elementos novos subordinados a estética existente. Igrejas antigas adaptadas ao rito do concílio vaticano II  recebem esta Atualização. Novos elementos são criados em completa consonância com os antigos.

 

 

■ Proposta

 

Dos conceitos citados acima foi adotado a intervenção Consonante e de Atualização para o projeto.

A solução foi aproveitar os anexos construídos depois da obra original, que formam uma planta em T com o presbitério em sua intersecção.

Uma ala deste T foi aproveitada para criar uma segunda assembléia e na outra aproveitou-se o pé direito duplo para fazer a capela do santíssimo e o coro [equipe de canto] sobre ele em um mezanino. Além de duas sacristias.

A estrutura da cobertura de madeira estava condenada por anos de umidade excessiva. Aproveitou-se ao desenhar a nova estrutura metálica para substituir o forro horizontal para algo que lembra o forro curvo original. Ampliando o espaço e elevando o pé direito sem intervir nas paredes existentes.

A estética de arcos ogivais e pilastras que delimitam os diferentes módulos marcam a fachada do edifício, tais elementos compositivos foram reproduzidos nas fachadas laterais e no interior da Igreja.

O resultado foi que apesar de termos demolido e redesenhado 70% da edificação, todos que conversei [até os mais antigos membros da comunidade] identificaram a intervenção como uma restauração, continuaram vendo ali sua antiga igreja.

 

■ Inauguração

Dia 21 de maio de 2017 aconteceu a missa de Dedicação da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário em Gaspar SC, presidida pelo bispo diocesano de Blumenau Dom Rafael Biernaski.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

■ Localização | Gaspar – Santa Catarina
■ Diocese de Blumenau – Paróquia Nossa Senhora do Rosário
■ Pároco | Vilmar Tabares
■ Autor | Arq Eduardo Faust
■ Projetos | FAUST arquitetura & engenharia
■ Equipe | Arq Gustavo da Luz; Arq Renato Campos;

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *